quarta-feira, 2 de julho de 2008

Top 10

Top 10 – Os maiores papagaios de pirata da Bahia

Gosta de aparecer em... : nesse caso é gostava. Por toda vida se apoiou no sucesso de Jorge Amado e muito provavelmente não teria lançado nada se não fosse o maridão. Tudo bem, a obra dela pode ter algum valor, mas é superestimada demais. A cadeira ocupada por ela na Academia Brasileira de Letras (em 2001) é o toque final desse primeiro lugar: era antes ocupada por Jorge Amado.

2 – Dona Canô
Gosta de aparecer em... : a velhinha “mais querida” da Bahia nunca fez nada para ocupar um “cargo” de tamanha importância na nossa cultura. Tudo bem, ela pariu Caetano e Bethânia, mas isso não quer dizer rigorosamente nada. Todo ano somos obrigados a ver na imprensa festas em Santo Amaro e incontáveis homenagens à Canô. Até propaganda do Banco do Brasil ela protagonizou. E eu continuo me perguntando: que porra essa mulher fez na vida?

3 – Família ACM
Gosta de aparecer em... : A prole Magalhães pega carona há décadas no sucesso político de Antônio Carlos. Tem sobrinho, neto, neta, filho, irmão... Todos vivendo como parasitas em torno do ex-senador. Agora que ele morreu não mudou muita coisa: um filho assumiu o cargo de senador, o neto é candidato a prefeito, uma neta tem coluna de moda na TV, o outro filho é dono da TV, uma outra neta trabalha no jornal da família... Agora pergunte se alguém quer largar o sobrenome. E a briga pela fortuna continua.

4 – Orlando Silva (Ministro dos Esportes)
Gosta de aparecer em... : Está presente em todo e qualquer evento esportivo nacional que tenha um holofote. Essa semana até na posse do presidente do Vasco da Gama ele foi. E deu entrevista. É figura decorativa em todos os eventos, mas está sempre falando em nome do Governo. Não manda em nada e nem tampouco decide qualquer coisa, mas lá está ele nas Olimpíadas, Pan-Americano, finais de campeonatos, etc etc. Quando a arquibancada da Fonte Nova caiu ninguém conseguiu achá-lo.

5 – André Lelis (cantor de axé)
Gosta de aparecer em... : Nunca falta um evento carnavalesco pelo Brasil afora. Engraçado que se você perguntar para alguém se conhece alguma música dele, ninguém sabe, mas os shows e blocos estão sempre cheios. Mais curioso ainda: qualquer evento do Asa de Águia ele está presente, assim como tem a mesma produtora, está vinculado aos mesmos empresários, aos blocos de carnaval de Durval Lélis e tudo mais que possa. Bela ajudinha do irmão.

6 – Irmãos Macedo
Gostam de aparecer em... : Osmar Macedo, junto com Dodô, revolucionou a maior festa popular do mundo, mas a família não chegou nem perto da competência de ambos. O único que até hoje figura como grande músico é Armandinho, mas todo ano tem que levar consigo um bando de “Macedos” para cima do trio. Ninguém larga o osso.

7 – Cira e Regina do acarajé
Gostam de aparecer em... : Quem revolucionou de verdade o modo de se comer acarajé na Bahia foi Dinha. Essas duas vieram a galope com o sucesso dela, mas só Dinha tem um local batizado com seu nome: Largo da Dinha, no Rio Vermelho.

8 – Pierre Onassis
Gosta de aparecer em... : Ele realmente não sabe o que quer. Já tocou em bandas de todos os estilos, já apareceu no Brasil todo e não se decidiu qual é seu estilo musical. Só sabe de uma coisa: não importa como, tem que aparecer.

9 – Zé Bim
Gosta de aparecer em... : É um mero dublê de jornalista. Ele finge que faz jornalismo e todo mundo finge que acredita, dando algumas risadinhas. Ninguém leva o coroa a sério, mas ele se acha o mais poderoso dos repórteres não perdendo oportunidade de aparecer em qualquer situação.

10 – Cumpade Washington
Gosta de aparecer em... : Nos últimos tempos anda sumido, mas fez durante anos figuração no badalado mundo axé de Salvador. Nunca foi cantor, mas tava sempre na frente das bundas atrapalhando nossas visões. Sempre foi um chato e falava muito, quase sempre besteira.

9 comentários:

Gustavo Castellucci disse...

Bela seleção... aliás, na verdade, é uma seleção terrível e vergonhosa para nós baianos. Viva o 2 de Julho. Aliás, Joana Angélica também foi papagaio de pirata. Foi martirizada e ganhou nome de rua só porque tentou impedir a invasão do convento. Grande porcaria! Se fosse nos dias de hoje, acabaria como um dos neguinhos do Morro da Providência: ia pro saco!

Sunflower disse...

pensava que se escrevia cumpadi uóxinton, o que aliás, é bem mais style.

Ramon Pinillos Prates disse...

Mais uma ótima lista!

Anônimo disse...

Tchutchutchu pá!!!
rsrsrs

Cumpade tinha que ser o primeirão ¬¬

Ricardo Leony disse...

ahahahahahah

perfeita a lista!

Bruno Porciuncula disse...

Lista muito boa!! Essa renca aí não acrescenta nada para a Bahia, mas todo mundo baba o ovo...

Larissa Santiago disse...

sempre achei Zéliaa papagaiaaa!!
hsuahsua
shuahsuaus

:P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

huahuahuahauhauhauha

ADOREI!

Uma vez Zelia Gattai me ligou, querendo indicar uma pessoa para emprego. Todo mundo ficou babando ovo.. eu nem atendi. Tenho mais o q fazer!