sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mudanças... Mudanças...

Os policiais militares da Bahia são chamados carinhosamente pelo apelido de “picolé de amendoim”, em referência à cor do uniforme. Agora, o Governo do Estado quer mudar a cor para azul. Aí eu me pergunto: que nomes vamos chamá-los agora?

E não é só isso. Como publiquei aqui semana passada, a guarda municipal de Salvador não entrou em ação na data prevista (3 de julho) e, estranhamente, ainda continua fora de operação. Portanto, sem picolé de amendoim e sem guarda municipal, quem fará nossa segurança? Porque eu acho que os policiais vão perder completamente sua identidade com a nova cor do uniforme. Azul está fora de moda, ou pelo menos é moda em outras praças. Picolé de amendoim já!

E falando em mudanças, um dos bairros mais tradicionais de Salvador está perdendo sua identidade (ó a famigerada aqui de novo...). A prefeitura vai reformar o “calçadão”, substituindo as pedras portuguesas por outras mais modernas. Ora, a beleza da orla está em grande parte nessa riqueza incomensurável. O argumento é de que as pedras são de difícil manutenção e quebram com o tempo devido a ação das raízes das grandes árvores do local. Mas engraçado que no Rio de Janeiro e em São Paulo as mesmas pedras fazem parte do patrimônio cultural das cidades.

Agora vem o mais curioso. As amendoeiras que tanto atrapalham o piso da Barra foram removidas essa semana. E as pedras portuguesas? Ainda sim serão substituídas pelo granito, o mesmo usado na Pituba.

Esses dois exemplos me deixam triste. De verdade. Policial de roupa azul (temos que arranjar um apelido urgente) e orla sem pedra portuguesa é lastimável.

7 comentários:

Bruno Porciuncula disse...

Rapaz,

Se você prestar atenção na diferença das pedras portuguesas do Rio e daqui, vai ficar abismado. Lá, elas são colocadas de uma forma que não ficam se soltando facilmente. São tão bem colocadas que parecem que é um piso só.
Aqui, parece que foi feita nas coxas, por isso sai facilmente. Sem contar que fica uma ponta ou outra desarranjada. Meus tios de Brasília, que gostam de andar pela Barra quando vêm aqui, tomam o maior cuidado, pq para o idoso, as pedras são um perigo!
E sobre a nova roupagem, o governo deveria gastar dinheiro era com um melhor preparo da polícia e não com mudança de cores etc...

Larissa Santiago disse...

apelido?
que tal picolé de babalu??
[horrível]

Anônimo disse...

babalu vai pegar mal....iuhauiahua
amendoin era mais macho ¬¬
hehe

Isso me deixa triste tbm...essas mudanças.

Paulo Bono disse...

o lande de tirar as pedras portuguesas é foda mesmo.

Anônimo disse...

Antes de mais nada, eu gosto de chuchu, ainda mais com camarão.
Realmente...cor é o que menos importa. Se eles mudassem a cor do uniforme para amarelo corrimento, eu não ligaria. Desde que os homens fossem bem treinados e oferecessem segurança digna dos impostos que pagamos.

Luciano Matos disse...

Pode chamar de Smurfs

Gustavo Castellucci disse...

Blutuff...