quinta-feira, 26 de junho de 2008

Querendo ser grande

Já há alguns anos fala-se na possibilidade de mudança do sistema de transporte Salvador-Ilha. Noticiaram até a construção de uma ponte, o que seria bastante interessante, mas até hoje nosso sistema é fraco. A travessia é um martírio mesmo para quem vai de carro. É normal filas de 5 ou 6 horas.

Eu nem deveria falar do metrô, que desde 2000 está em obras e nunca termina. Parece aquele colega (que todos que fazem ou já fizeram faculdade conhecem) que passa anos na universidade e, de tantas matérias perdidas ou trancadas, passa décadas por lá. Nosso metrô pode ser jubilado.

O Comércio também é um ponto que nosso queridíssimo prefeito está querendo revitalizar. O luxuosíssimo Hotel Hilton parece mesmo que agora vai ser instalado por lá. Mesmo burlando o PDDU e seus impedimentos, a “vontade” política atuou para que a construção fosse levada adiante.

Nossa gloriosa orla marítima é um verdadeiro martírio. Não temos calçadas decentes, nem praias limpas e nem muito menos barracas. Sim, porque na nossa cultura praiana a barraca é importantíssima. No Rio não é. O baiano vai a praia para passar o dia, comer pititinga, acarajé e queijo coalho e, principalmente, para beber. Sem barracas fica difícil, o que o prefeito vem tentando (em vão) dar um jeito.

Mas o que eu quero falando de Itaparica, metrô, hotel luxuoso e orla? Os três têm em comum uma necessidade grande de crescimento da cidade – importante do ponto de vista econômico e social -, mas que por falta de vontade política, nunca saem do papel. Ou saem, mas nunca são concluídos. E só são levados à frente por motivações que o povo, o maior interessado no assunto, não entende. Terra de ninguém.

7 comentários:

Paulo Bono disse...

rapaz,
a trabalho, tenho conhecido outras cidades, outras orlas. e sinceramente, descubro que nossa cidade não tem nada.

abraço

Anônimo disse...

Terra de Ninguém...Interesses de todos nós.

Jeffmanji disse...

Ah! Taí mais uma coisa porque eu odeio o políticos. Não se podem viver sem eles, e nem pode matá-los! Que saco!

Bruno Porciuncula disse...

Isso mostra como nossa cidade é totalmente engessada. Não dá pra fazer nada. Aqui na Centenário vão criar uma área bem interessante. Mas é pq lá tem espaço.

Nossa orla é uma tristeza sem fim... é a mais feia do Brasil... da Barra até Itapuã, só se vê casas em pedaços, parecendo abandonadas.

Ramon Pinillos Prates disse...

Essa ponte seria muito útil.
E vamos ver essa "revitalização" do comercio se vai rolar mesmo...

Larissa Santiago disse...

ehh.. nem sei quanto tempo tem q eu nao vô nas praias de Salvador...
só litoral norte agora!
vergonha!

Esquadros disse...

Vai adorar
Beijinhos obrigada pela visita...
Tem orkut?