Top 10 - Os melhores tira-gostos da Bahia
O campeão das mesas de bares de Salvador e toda Bahia. O escondidinho pode ser de várias coisas: carne de fumeiro, carne do sol, camarão, calabresa, avestruz, etc. Porém, o que dá a liga mesmo é o pirão de aipim que, se bem feito, é algo sensacional. Acrescente pimenta e tenha na boca o melhor tira-gosto baiano. Se você é de fora, em qualquer bar você encontra o prato.
2 - Acarajé no prato
Acarajé todo mundo conhece, mas só aqui na terrinha é que comemos o quitute cortado no prato. É mais comum nas barracas de praia, maior diversão do soteropolitano, mas também é saboreado em outros pontos da cidade. É democrático: num mesmo prato vem acarajé, abará, vatapá, salada, caruru e pimenta e todo mundo come ali mesmo.
3 - Caldos
Um caso à parte na culinária botequística da Bahia. Aqui você encontra todo tipo de caldo imaginável: de camarão à siririca. Isso mesmo. Caldo de siririca é apenas uma das muitas invenções dos nossos cozinheiros, que ainda preparam caldos levanta-defunto, como feijão, pinto (!), sururu, etc. É ótimo para curar ressaca ou preparar para uma boa bebedeira.
4 - Aipim frito
Uma boa combinação é aipim frito com bem sal e queijo ralado. Se pensam em batata frita, enganam-se, porque na Bahia o aipim frito é muito melhor.
5 - Pititinga com molho tártaro
Essa iguaria, pequeno peixe de água salgada, aguça os paladares só de falar. É comum em botecos e biroscas, como o famoso Mercado do Peixe, o buraco que nunca fecha em Salvador. A pititinga frita e crocante combina perfeitamente com o molho tártaro. Ah, e não é caro.
6 - Casquinha de Siri
É tão gostoso que virou até nome de estabelecimento de vadiagem baiana. O siri vem catado e bem suculento e basta acrescentar limão e pimenta para ter um manjar dos deuses.
7 - Moela
Essa é para os fortes de espírito e de estômago. Moela é parte do sistema digestivo de aves e aposto que você vai saborear com gosto. Acompanha farofa, arroz e muita, muita pimenta. É um dos melhores acompanhamentos para a cerveja.
8 - Arrumadinho
Delícia à base de carne do sol, é um prato legal porque basta ele pra encher a barriga. Arrumadinho é de uma consistência incrível, fruto de um balanceamento perfeito de carne do sol, vinagrete, feijão fradinho e farofa. Junte tudo e bom apetite.
9 - Queijo coalho
Incrível como isso faz sucesso, e não só na praia, onde é mais comum. Pra fazer é tão simples, que basta um fogaréu de carvão e o queijo trepidando de gostoso. Para acompanhar, é só acrescentar melaço de cana e, em alguns casos, orégano. Delícia!
10 - Passarinha
Também um clássico para acompanhar a cerveja gelada. É mais comum em botecos sujos do centro, mas também pode ser encontrado em bancas de acarajé. Se você é nojento(a), nem pense em experimentar: passarinha é o baço do boi.
15 comentários:
OXalá, isso me serviu como um grande dicionário culinário soteropolitano. Não sabia o que era a metade.
Beijas
Excelente lista man, e valeu por me informar o que é passarinha, cada um me dizia uma coisa diferente hahaha.
Faltei comentar uma coisa, para quem vem de fora Aipim é o mesmo que Macaxeira!
Deu fome...
Eu, que me alimento basicamente dos raios das estações, achei oportuno de vez em quanto mudar a dieta.
Aproveita e veja meus escritos...
Agnes
faltou a josefina com molho de pimenta, a batatinha em conserva e o sanduíche de pernil do líder!
peixinho frito na praia também,
até mais.
Lendo e aprendendo... não preciso nem provar!! Hahaha.
ai ai ai..tudo delíciaaa
licença ai, nego. Vou ali tomar uma com meus aperitivos.
rs
bjus
Cara, depois desse post é preciso uns minutos de exercício. Que delícia!
Rapaz, comida baiana é bom demais. Da última vez que fui aí, voltei pra casa 4 kg mais rechonchuda...
Beijos!
Essa lista procede bastante.
Agora atualmente o "quitute" que mais bomba na cidade é o temaki. Em toda esquina tem um agora.
ehehehhehehe
Adoro aipim frito, mas nao é td mundo q sabe fazer: tem q ser molinho por dentro e crocante por fora. Hmmmmmmmmmmmmm!!! =P~
PS: aimpim tbm é igual a mandioca
PS²: temaki nao é baiano, mas é sucesso!!!!
aiiii diliciaa
adoro pirao de aipim da RIbeira!!!
com akela saladinha de tomate verde, hummmmmmm!
pititinga forever.
Deu até fome, só tira gosto bão!
admiro a bela culinaria, frequentemente crio alguns pratos exoticos para servir a meus amigos.
muito bom!
Postar um comentário