quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Top 10 - Novelas e Seriados

Quem visita sabe, mas não é demais falar: todos os top 10 têm como foco a Bahia. Portanto, esse é o top 10 novelas e seriados passados ou com alguma ligação com a Bahia. Outra coisa que eu queria falar é sobre novelas que não definiram exatamente onde se passavam, como Mulheres de Areia, Roque Santeiro e A Indomada (essa última eu acredito ser Pernambuco, mas não há nada comprovado) e que eu não pude colocar na lista. Ah, minha fonte inesgotável de pesquisa e que serve como um google da teledramartugia do Brasil é essa aqui.

Top 10 - Novelas e Seriados



1 – Renascer (1993)
Como toda boa novela, foi um marco para uma geração de adultos e crianças. A história de um fazendeiro, suas terras e relações amorosas em Ilhéus rendeu um dos maiores ibopes para a Globo até hoje. Quem não se lembra de José Inocêncio? E João Pedro, Tião Galinha, Buba, Professorinha, Padre Lívio e Teodoro? A trilha sonora também reserva grandes nomes noveleiros, como Fábio Jr., Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Roupa Nova. A abertura, típica de Hans Donner, embalou gerações com a música (Ivan Lins) “nada cai do céu, nem cairá...”.

2 – Tieta (1989-90)
Marcou época pelo grande desempenho de Sônia Braga, loucuras de Perpétua e pelas histórias mirabolantes de Jorge Amado. Aliás, a novela é filha da tradição global de adaptar obras do mestre.

3 – Porto dos Milagres (2001)
Outra história baseada em obras de Jorge Amado, mas dessa vez a Globo ousou mais e criou bastante coisa. Destaque para a história de pescadores, a luta de classes e personagens pitorescos, todos típicos da obra novelística de Jorge. Quem não lembra da eterna lua cheia da cidadezinha?

4 – Pedra sobre Pedra (1992)
Mais uma disputa de poder entre famílias, mas dessa vez na Chapada Diamantina. Lima Duarte e Fabio Jr. roubaram a cena nessa trama, principalmente esse último, que fez Jorge Tadeu e até hoje é lembrado por isso.

5 – O Bem Amado (1973)
Mais uma luta de força políticas numa cidadezinha do interior baiano. Parece tema batido, mas a Globo sabe fazer isso muito bem e deixar no nosso subcosciente personagens impagáveis, como as irmãs Cajazeiras, Odorico Paraguaçu e Zeca Diabo. Essa eu vi em “Vale a pena ver de novo”.

6 – Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998)

Seriado em 18 capítulos passado em 98, foi um grande sucesso nacional. Giulia Gam é meio derrubada, mas aqui ela deu tudo de si (literalmente). Carlinhos Brown cantou a música tema.

7 – Gabriela (1975)
Mais um clássico de Jorge Amado transposto para as telinhas. Quem lê o mestre sabe da sua habilidade novelística e esse é mais um exemplo. Sônia Braga deu (opa) uma ótima Gabriela, cravo e canela.

8 – Quinto dos Infernos (2002)
Seriado que mostrou de maneira hilária os bastidores da independência do Brasil. Como não poderia deixar de ser, uma boa parte da trama se passa em nossas terras baianas. Dá pra entender um pouco da nossa herança...

9 – Guerra de Canudos (1998)
Filme de Sérgio Rezende apresentado como microssérie, explora a história do famoso Antônio Conselheiro e sua luta pela liberdade. Vale pelas cenas de guerra e pelo grande elenco.

10 – Verão Vermelho (1970)
É muito antiga e desconhecida, mas entrou na lista por alguns motivos: traz no elenco a talentosa Dina Sfat, é escrita por Dias Gomes e sua cena inicial se passa no Iate Clube. Chique.

10 comentários:

Mwho disse...

Na lista das melhores novelas de todos os tempos, minhas favoritas seriam O Bem Amado e Gabriela!

Anômima disse...

A Tieta da novela não era a Betty Faria? Do filme eu sei que foi a Sonia Braga.

Cristina disse...

Desses eu me lembro de ter gostado mais de "Tieta" e "Renascer". Tenho uma vaga lembrança de "Porto dos Milagres", mas me parece que foi uma ótima produção.
E por incrível que pareça, nunca li nada do Jorge Amado, what a shame...

Anônimo disse...

Muito boa sua idéia de divulgar um pouco mais da cultura brasileira através das novelas, minisséries e filmes que conhecemos ou já ouvimos falar. Já que a leitura é um exercício mais complexo para a nossa sociedade, adaptamos e, quer seja ou não, optamos muito mais às apresentações com caráter televisivo.

Sunflower disse...

Gostei de renascer, da primeira semana, assisti das duas vezes que passou. Aí, veio aquela porra de "painho" pra lá e pra cá. Eles me perderam. Tinha raiva deles como jaum pedro tinha das vassoura de bruxa.

beijas

Ramon Pinillos Prates disse...

É, tem novela aí nessa lista da época que eu até ainda assistia.
Agora quem manda é a Record.
ahauhauhauhauh

Anônimo disse...

Vem aí a série "ó paí ó" para encher a lista.
Tem também "O Sorriso do Lagarto", um minissérie.
Abraços

Anônimo disse...

E Jorge Amado, o mais lembrado, claro!

Anônimo disse...

No Iate Clube?? Avee...

Adorei o Top 10 (como sempre)
Sem contar que a maiorias das cidades dessas novelas eram vizinhas de Serro Azul...haiuhaiuahuiaa. Onde tinha banco, cinema, shopping e correio.iuahuaihua

Faltou a opinião de Gil
kkkkkkkkkk
beijsss

Anônimo disse...

Meu querido acho q vc esta se esquedo, que atuou na novela Tieta foi Bete Faria e Sonia Braga atou no filme Tieta.
Bjs.-