quarta-feira, 16 de julho de 2008

Top 10

Top 10 - As maiores lendas da Bahia


Essa é contada aos quatro cantos da Bahia, porém nunca houve uma comprovação irrefutável da visita dos dois à aldeia hippie de Arembepe, que, aliás, resiste até hoje. Basta uma rápida pesquisa no google para comprovar: todos os links falam da visita dos dois (e também do diretor de cinema Roman Polanski), mas sem nunca entrar em detalhes. Não existe registro fotográfico. Na há data correta. Um amigo certa vez fez um documentário lá na aldeia e, obviamente, abordou o assunto. Muita coisa se falou, mas nada de concreto saiu das bocas dos hippies.


2 - Metrô de Salvador

Essa lenda é de mau gosto, eu admito. Mas infelizmente não pude deixá-la de fora. O projeto original do metrô data de quase 10 anos atrás. De lá pra cá, pouquíssima coisa mudou, mas muita coisa aconteceu: mudou-se prefeito, teve greve dos operários, mudou-se o governador, teve greve dos operários, mudou-se o projeto, teve greve dos operários... E esse ano João Henrique anunciou que em dezembro o metrô vai começar a funcionar. Eu duvido.


3 - Ivete Sangalo é a Amy Winehouse brasileira

Eu não questiono o fato dela cheirar pó, mas o que se fala na boca pequena da Bahia é que Ivete é uma junkie total. Que ela vive dando entrada no Hospital Aliança com crises de overdose, que vive dando festas regadas a pó em seu apartamento luxuoso, que vive fazendo show sob efeito do pó... Mas de concreto nada se sabe. Mas NÃO DEIXEM de acessar o link. Vocês vão morrer de rir.


4 - Caetano Veloso é homem

Ele já foi casado, eu sei. Ele andou uns tempos freqüentando as colunas sociais devido a um envolvimento com alguma mulher gostosa anos mais nova que ele. Ele já pegou algumas outras tantas gostosas, mas ninguém confirma (realmente) se ele é homem. Dúvidas (e muitas) pairam no ar.


5 - Campeonato Baiano de 1999

Na história, depois de anos de imbróglio, o título ficou dividido entre Bahia e Vitória, mas no campo ambos contestam o título. O segundo jogo da final estava marcado para o Barradão, mas o Bahia conseguiu na justiça que a partida fosse para a Fonte Nova. Numa demonstração de meninos mijões, cada time foi para um estádio e bateu pé. Ninguém sabe, até hoje, quem REALMENTE tem razão.


6 - ACM mandou matar o cunhado

Essa é clássica e é contada desde que o baiano começa a aprender a falar (que é pra sair fofocando por ai). Reza a lenda que ele matou devido a um problema com sua filha, mas essa versão é contada diferentemente de baiano para baiano. Mas no final, a história conta sempre que ACM mandou matar o incauto.


7 - Bahia Holandesa

Quem nunca ouviu dizer que a Bahia seria mais desenvolvida se os holandeses nos tivessem colonizado? Pois é. Eles foram até Pernambuco e o Estado não evoluiu demasiadamente, mas o povo daqui acha que seria diferente com a Bahia. Beleza. Os holandeses nos deixaram um legado: o dique do Tororó.


8 - Grupo de advogados sempre ganha na mega-sena

Eu duvido que ninguém nunca tenha ouvido falar nessa. Pois bem, existe um grupo de advogados baianos (que ninguém sabe quem é, obviamente) que sempre ganha os prêmios da mega-sena. E continua apostando sem parar e ganhando sem parar. Ninguém nunca viu vestígios de nenhum deles.


9 - Lídice da Mata é a pior prefeita da história de Salvador

Bem relativo isso, mas é sempre propagado por ai. Pra quem já teve como prefeito Fernando José, Mario Kertz e João Henrique, eu tenho cá minhas dúvidas com relação a posição de Lídice. Além do mais, o povo diz também que ela foi boicotada pelo governo do Estado no repasse de verbas. Outra lenda...


10 - Incêndio do Teatro Castro Alves

O maior teatro da Bahia passou 9 anos fechado, entre 58 e 67, devido a esse incêndio. Dizem as más línguas que foi criminoso, outros dizem que não. A verdade é que a causa real nunca foi descoberta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ai, adorei esse post! Eu naum escreveria uma coisa melhor. To te linkando no 100 preliminares, assim me lembro de voltar aki. Um abraço ^^

http://100preliminares.blogspot.com/

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk

agora c me deixou inquieta....
será caetano homem????
¬¬

Mwho disse...

Demais!!!
Tenho um grande amigo baiano que me contou uma dessas lendas e ainda deu a explicação: cerveja engorda, mas pó emagrece!

Bruno Porciuncula disse...

Grande lista.

Eu li que Mick Jagger pensou na introdução de Sympathy of The Devil (com uns atabaques) quando este na Bahia. E aquele ser que até hoje não sei que porra é, o tal do Sergei, disse que pegou Janis Joplin em Arembepe. Ele tem até foto dos dois juntos. Só que essa galera é tão transcendental, que só o espírito deve ter vindo... sei lá. heheeh

E a história que eu ouvia sobre ACM é que ele mandou matar o genro. A filha dele, que era jornalista e casada com o coitado, soube e cometeu suicídio. Depois disso, a esposa de ACM nunca mais sorriu...

Rapaz, esse fórum sobre se Ivete Sangalo fica endemoniada ou não quando vira "Piriguete Sangalo" é engraçado demais!!! Puta que pariu!!

Ricardo Leony disse...

auhahuahuauhauha

iai cacciola

campeonato baiano de 99 é do Baea rpz!!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Veloso é homem???
ihauahuiahauia

muito booom
grandes lendas.

Gustavo Castellucci disse...

Porciuncula foi no alvo no quesito ACM. Uma lenda puxa a outra no caso do assassinato. QUanto à Ivete eu já desisti de querer descobrir se ela cheira ou não!
E quanto a Janis Joplin - um cinegrafista lá da TV disse que já fumou maconha com ela!
Paciência...

Paulo Bono disse...

sensacional, Carreiro.
Essas lendas são famosas.