segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Os melhores filmes de 2008

Confesso que foi a lista mais difícil de fazer, mais até do que os piores e melhores momentos do ano na terrinha. Fiz uma pré-lista com 18 nomes, que depois caiu para 12, para enfim fechar em 10. Ao fim da lista eu coloco outras indicações, na categoria de “menções honrosas”. Ah, segundo minha contagem, vi 96 filmes esse ano. Em 2009 pretendo subir para 150. Será que rola?


1 – Na Natureza Selvagem
Sean Penn na direção é sinônimo de um trabalho apurado, profundo e emocionante. Não é diferente aqui. “Na Natureza Selvagem” mexe com aquele sentimento inerente a qualquer ser humano: a fuga. O filme carrega uma emoção incrível, além de belas paisagens americanas e uma trilha sonora quase perfeita, feita por Eddie Verder.

2 – O Banheiro do Papa
Estréia de César Charlone na direção, o aclamado diretor de fotografia de filmes como “Diárias de Motocicleta” e “Cegueira”, entre outros. A história é ao mesmo tempo engraçada e bela, cômica e trágica. Não perca.

3 – Onde Os Fracos Não Têm Vez
Obra prima dos irmãos Coen, mais uma vez roubando a cena do Oscar (lembram?). Não é por menos: o filme é intenso e simples, com atuações espetaculares, principalmente Javier Bardem.

4 – Irina Palm
Filme inglês que passou meio que batido pelos cinemas, mas que traz de volta Mariane Faithful no papel principal. A ex amante de metade dos roqueiros dos anos 60 e 70, a atriz dá um show de interpretação numa história simples, mas muito bem explorada pelo roteiro.

5 – O Escafandro e a Borboleta
Vencedor de prêmios ao redor do mundo, traz uma história real belíssima, em que vemos o mundo na perspectiva de uma pessoa em estado vegetativo. Longe de ser chato, o filme apresenta interessantes discussões e muita emoção.

6 – Estômago
História divertida, está aqui para provar que comédia pode ser hilária sem ser idiota. Traz também uma atuação de primeira de João Miguel e uma história fluida e bem construída.

7 – Control
“Control” conta a história do Joy Division, enfocando mais especificamente a conflituosa história de vida de Ian Curtis. Incrível como o roteiro é rico e abrangente, além da fotografia (em preto e branco) ser linda. Vale para quem é fã, mas também para quem não é.

8 – Sangue Negro
Mais uma atuação incrível de Daniel Day-Lewis. A história desse filme daria uma trilogia, é bem da verdade, mas ficou muito bem no tempo de apenas um longa. Paul Thomas Anderson na direção dá um show, além também de Paul Dano como o pastor.

9 – Desejo e Reparação
Linda história de amor que atravessa anos e não se acaba. Parece besta, mas não é. O filme consegue tratar de maneira sóbria a questão, além de desenvolver outras histórias paralelas muito interessantes. Além disso, tem um plano seqüência espetacular de cerca de 10 minutos.

10 – Batman – O Cavaleiro das Trevas
Até relutei em colocar na lista, mas Heath Ledger falou mais alto. O roteiro é muito bom, além de ter ótimas cenas de ação.

*Menções honrosas: "Meu Nome Não é Johny", "Eu Sou a Lenda", "Juno, Shine a Light", "2 Dias em Paris", "A Culpa É de Fidel", "Bella, Cegueira", "Vicky Cristina Barcelona", "A Vida dos Outros" e "Sombras de Goya".

12 comentários:

Mwho disse...

Muito boa a lista!
Pena eu ter deixado de assistir a alguns deles...
Que em 2009 restem algumas locadoras para que eu possa tirar o atraso...

Paulo Bono disse...

é. que eu me lembre, gostei muito de Juno e Batman. Mas acho que o mais gostei esse ano foi Wall-E.

abraço, Carreiro

Marcio Melo disse...

Bom, essa sua lista dos melhores tem muita coisa parecida com a minha que vai sair em breve!

Anômima disse...

Desses, eu só não vi ainda o 04 e 06. Ótima lista, todos os outros estão no meu Top 20 - menos O Banheiro do Papa, que eu não gostei tanto assim, mas achei bom.

Flávia disse...

Cara, eu não gostei de Eu Sou a Lenda, não sei porquê. Mas os outros, assino embaixo.

Feliz fim de ano, rapaz!

Beijos!

Anônimo disse...

Cara, como você gosta de assistir filmes! nossa, não tenho paciência pra isso. Assisto, as vezes, um e outro repetidos.

Larissa Santiago disse...

QUe lista hein... vou anotar pra ver algunsss! WOody Allen Arrasou!

moço, tem um Meme de Natal pra você lá no Mundovão...
beijosss e Boas Festass!!

Anônimo disse...

Olha, não tenho o que falar dessa lista..Ótima, embora eu não tenha visto todos que listou.
Só tenho uma ressalva. Não fiquei fã de Eu Sou a Lenda.
Abraços!!!

jorginho da hora disse...

Desses aí, o que realmente me surprendeu foi meu nome não é jone.
Eu tenho certeza que vc vai conseguir ver todos estes filmes, sim.

Feliz natal!

Ramon Pinillos Prates disse...

Desses eu não vi O Banheiro do Papa, Irina Palm e Estômago. O resto são bons filmes. Só "discordo" um pouco de Control, porque achei apenas bom.

george araújo disse...

brevemente estarei com um blog de cinema...
vou anotar alguns da sua lista q ainda ñ vi.



abraços
vlw
>>

Bruno Porciuncula disse...

Rapaz, faltou Wall E aí, na moral! E Meu Nome Não é Johny é uma das maiores merdas do cinema nacional (o que não quer dizer muito, já que 90% é merda mesmo...)