segunda-feira, 31 de março de 2008

O caso Aeroclube

Nossa cidade padece. Exemplos não faltam, mas abro espaço aqui hoje para um caso emblemático na nossa miraculosa Salvador: Aeroclube Plaza Show. Quem não se lembra a imagem daquele espaço grandioso antes da transformação em um shopping/área de lazer? (1997-1999)

Para quem não se lembra, muitos brigaram por aquela área, algo semelhante ao que acontecia há uns anos com o ex-clube Português (que agora é definitivamente da prefeitura). Área enorme e de potencial. Licitação feita, ganha (pela mesma “empresa” que controla o shopping Iguatemi) e empreendimento construído e inaugurado. Rápido assim. Hype. Bombação. Vitrine. Todo mundo queria estar lá e desfilar pela tarde/noite mais badalada de Salvador, e isso incluso os bares e boates do local. Estacionamento? Rode para encontrar.

Passados alguns anos, o local faliu vergonhosamente e definhou até o ano passado, quando de uma vez por todas fechou suas portas. Os lojistas chiaram e ainda chiam absurdos, a meu ver, com toda razão. O descalabro é tão grande que só a prefeitura, e ai vem o link com o início do texto, para salva-la. Incrível, mas aconteceu.

Coloco esses links do youtube para esclarecimento. Foram feitos por lojistas no alto do desespero. Descontem um pouco do exagero, mas confiram um excelente documento sobre o Aeroclube Plaza Show e sua relação com prefeitura e ministério público.

http://br.youtube.com/watch?v=Orak9YEE6lc
http://br.youtube.com/watch?v=3M7W_seID
http://br.youtube.com/watch?v=gn5YWyGWR6Y
http://br.youtube.com/watch?v=rAx6KspAI4U

2 comentários:

Waldir Postigo disse...

Absurdo o que vem acontecendo com o Shopping Aeroclube Salvador. Diante de tantos ilícitos dos seus administradores, agora o Iphan mente para Justiça Federal, dizendo que a pista atrás das lojas Americanas não existe. É só ir lá e dar uma olhadinha, não só a pista existe, e a carga e descarga das Lojas âncoras é feita nesta pista. Iphan, Leonardo Falangola, vocês mentiram para u juiz da 11ª vara Federal.É assim que o novo Shopping virá? Com mais mentiras e crimes. É inaceitável isto tudo.

Waldir Postigo disse...

Parecer técnico do IPHAN no 0085/08 – 01/04/2008



Assunto: Projeto de “Reforma e Ampliação do Shopping & Office Aeroclube” processo no 7a SR/IPHAN – 01502.000248/2008-48



Item 03: A pista de automóveis com seus respectivos estacionamentos localiza entre o empreendimento e a faixa de praia FOI ELIMINADA DO PROJETO, CONSIDERANDO QUE A MESMA CAUSAVA FORTE IMPACTO NA PAISAGEM TOMBADA.



Diante do exposto, somos de parecer favorável à aprovação de reformulação do projeto, ora enviado para analise....



Assinados:

Gabriela Sampaio e Silvia M. Leal

Neste parecer que o Juiz da 11ª vara federal, revogou o embargo.
A pista está lá e em funcionamento.O Iphan Mentiu para justiça Federal. o Superintendente Leonardo Falangola, foi o responsável por este documento.