quarta-feira, 26 de março de 2008

De quem é a calçada?

Nosso mau hábito no trânsito já é muito conhecido. Dizem até que os baianos são os piores condutores de veículos automotores. Sei não. Mas também as lojas daqui não ajudam. E veja porque. Quem nunca tentou andar pelo passeio e não conseguiu porque tinha um carro na calçada? É incrível.

A pituba é pródiga nisso. As calçadas, mesmo alargadas, às vezes não dão conta da quantidade de carro e de pedestres. Veja o exemplo da Vídeo Hobby. A calçada é enorme e a locadora dispõe até de manosbrista, mas tem dias que o passeio é completamente tomado por carros. Temos que disputar espaço com os bentidos.

Certa vez enfrentei uma dessas situações. Eu passava, mas com dificuldade e driblando a lá Matrix os carros. Ai me veio a pergunta: e um cadeirante? Passa ali? Perguntei ao manobrista como é que ia ser se um deficiente físico, ou até mesmo um idoso, tentasse passar pelo local. “Rapaz... Tem muito carro hoje e não tem onde botar”. Insisti com o questionamento e uma mulher que tinha deixado o carro numa situação “duvidosa” se aproximou. E repetiu o discurso do manobrista. Eu disse: “Sim, e daí que não tem vaga? O que eu, pedestre, tenho a ver com isso?”

Fui ignorado e tudo ficou como dantes no quartel de abrantes.

Pergunte se alguma coisa mudou.

Nenhum comentário: